O lado ZEN da vida

"Seja a mudança que você quer ver no mundo." Dalai Lama

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cromoterapia

A Cromoterapia é uma terapia alternativa reconhecida pela Organização Mundial de Saúde desde 1976.
Esta tem vindo a ser utilizada pelo Homem desde as antigas civilizações egípcias, gregas, chinesas, indianas e incas que reconheceram nas cores as suas capacidades no alívio dos seus males.

A Cromoterapia, ou terapia das cores, é uma ciência que recorre à vibração das cores, as sete do espectro luminoso, para a atingir a harmonia e o bem-estar físico, mental e emocional. A luz é uma energia electromagnética que contém uma vibração e um comprimento de onda diferentes, sendo que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica.
Ao serem aplicadas estas diferentes vibrações, é suprimida a falta ou corrigido o excesso de cor (energia) no organismo, influenciando o estado de espírito. O método mais praticado na Cromoterapia é a aplicação da cor através de um pequeno bastão do tamanho de um lápis e com uma lâmpada de 25 watts. Coloca-se a 5 centímetros da pele, permanecendo aí cerca de 3 minutos.

O estímulo colorido é captado pelos olhos e conduzido ao cérebro, onde se produzem alterações bioquímicas que resultam em sensações físicas e psicológicas. Esta técnica defende, ainda, que cada parte do nosso corpo está relacionada com cores diferentes, devendo ser tratadas com a cor apropriada.
Quando associada a outras técnicas como, por exemplo, a Massagem ou Reflexologia, os benefícios da Cromoterapia podem ser aumentados, proporcionando o equilíbrio integral da mente e do corpo.

Existem estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, de trabalho, de hospitais, … Até nas propagandas o uso de cores é estudado, dependendo do objectivo a que se quer chegar, o público-alvo e o produto que está a ser publicitado.

As principais propriedades de cada cor são as seguintes:
Vermelho - Efeito vitalizante, excitante e estimulante. Fortalece o sangue, melhora a circulação, previne a anemia e eleva a temperatura do corpo. Combate ainda, a depressão, mas em excesso pode causar irritação e aumento da tensão nervosa.
Laranja - Estimula o sistema nervoso e promove a alegria. Fortalece as funções mentais e aumenta a energia física, combatendo a insegurança e desmotivação. É eficaz no tratamento de doenças respiratórias, epilepsia e inflamações.
Amarelo - Desperta as faculdades mentais e ajuda a dominar o sistema nervoso. Promove o optimismo e favorece a criatividade e raciocínio. Resolve, ainda, problemas digestivos.
Verde - Promove o equilíbrio, a harmonia e a serenidade. Tem um efeito refrescante e tranquilizador, promovendo a sensação de confiança e segurança. Pode ser utilizado no tratamento de doenças cardíacas e circulatórias.
Azul - Efeito relaxante e apaziguador. Elimina a sensação de angústia e perturbações nervosas, tendo um efeito sedativo. Possui capacidades anti-sépticas e é usado para aliviar cortes e queimaduras, para além de ser utilizado no tratamento de doenças da garganta e olhos.
Anil - Promove a elevação da mente e relaciona-se com a beleza e a arte. Recorre-se a este como anestésico e calmante. É eficaz no tratamento de inflamações, dores e doenças pulmonares.
Violeta - Efeito benéfico sobre os nervos, promovendo a sensação de liberdade. Combate doenças dermatológicas e desintoxica o organismo.
Branco - Não se podendo considerar uma cor, mas sim a sobreposição de todas as cores, o branco provoca a libertação de vibrações pesadas e negativas provenientes de doenças.
Preto – Caracteriza-se pela ausência de cor. Não deve ser usada, uma vez que gera desarmonia e energias negativas.

Fontes:
http://mulher.sapo.pt/bem-estar/terapias/cromoterapia-a-linguagem-da-co-980790-2.html

http://brincosartesanais.blogspot.com/2011/03/significado-cores-cromoterapia.html

http://www.mulherportuguesa.com/esoterismo/cromoterapia/1502-cromoterapia-a-cura-das-cores
http://portugalmistico.com/artigos-por-temas-mainmenu-56/terapias-mainmenu-46/bio-mainmenu-47/107-cromoterapia-e-chackras.html
http://www.sobre.com.pt/significado-de-cromoterapia
http://www.mulherportuguesa.com/esoterismo/cromoterapia/2635-qual-a-vertente-terapeutica-da-cromoterapia




0 comentários:

Enviar um comentário