O lado ZEN da vida

"Seja a mudança que você quer ver no mundo." Dalai Lama

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Reiki


O Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia vital do Universo (Rei), de modo a restabelecer o equilíbrio da energia vital (Ki) através da imposição das mãos, o que permite restaurar o estado de equilíbrio a nível emocional, físico ou espiritual podendo, ainda, eliminar doenças e promover a saúde.
Esta terapia tem origem no budismo tibetano, tendo sido redescoberta  no século XX, pelo Dr. Mikao Usui, médico japonês.

Apesar de vários testemunhos acerca da sua eficácia, o Reiki é ainda pouco reconhecido pela Medicina, no entanto, é considerado uma terapia alternativa/complementar pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Qualquer um pode usufruir deste tipo de cura holística natural, colocando as mãos sobre si próprio ou terceiros, estabelecendo, ou não, contacto directo, para, assim, abrir o fluxo de energia. Esta flui do corpo do agente de cura até quem a recebe, seja pessoa, animal ou vegetal.
Segundo o Dr. Usui, o Reiki é uma energia que sente a necessidade do paciente, tendo a capacidade de mudar de cor, e até de intensidade, seguindo para os respectivos locais. Afirma, ainda, que por outro lado, o ser humano possui livre arbítrio, sendo que, caso o paciente não esteja predisposto ao tratamento, a energia não fluirá. Assim, o desequilíbrio energético persistirá, tal como o problema que o originou.
Segundo a visão holística, as doenças manifestam-se primeiramente nas várias camadas da aura, levando, por fim, a alterações físicas ao nível do corpo. O Reiki actua nas camadas subtis da aura (no mundo invisível), sendo que quando remove o padrão energético do desequilíbrio em todas as camadas, o paciente fica curado.

Alguns pacientes relatam sentir várias sensações subjectivas e objectivas: calor, frio, pressão, sonolência, vibrações, entre outras. Os praticantes de Reiki atribuem estas sensações à entrada da energia Reiki ao corpo e aura do paciente. No início do tratamento, é frequente a reacção de limpeza, que consiste no agravamento do estado negativo do indivíduo, que finda assim que o bloqueio é totalmente ultrapassado.
Durante este período, que varia de pessoa para pessoa, é comum que os sentimentos negativos em causa sejam revividos. Durante esta “desintoxicação energética”, é frequente a desistência de pacientes que não estejam prontos para se libertarem completamente dos seus problemas.

Fontes:
             http://www.cao.pt/reiki.htm

0 comentários:

Enviar um comentário